Paroníquia é o nome dado ao processo de inflamação da pele em torno da unha. Ela tem início devido à “perda” da cutícula, que pode ser causada pelo hábito de remoção por alicate, pequenos traumatismos, ou por agentes químicos. Algumas profissões predispõem à paroníquia, em especial aquelas que têm muito contato com a água.
A partir da “perda” da cutícula ocorre a penetração de produtos irritantes ou até de microrganismos entre a unha e a pele o que gera uma inflamação, às vezes com pus e vermelhidão. Em alguns casos, pode provocar alteração da unha. Pode ser aguda ou crônica.
O profissional indicado para tratar do problema é o médico dermatologista. Após o diagnóstico, ele poderá receitar um antibiótico, um antifúngico ou um corticóide tópico, dependendo da causa. Em algumas situações, pode ser necessária uma drenagem para aliviar a dor e, em casos crônicos, em que o tratamento com tópicos não funcionou, pode ser necessária uma cirurgia, que costuma apresentar um resultado muito positivo.
Na maioria das situações é necessário evitar o fator desencadeante, seja ele o contato com água ou com agentes químicos, e afastar a possibilidade de uma alergia.
Comments