O melasma é caracterizado por manchas em tons de marrom que aparecem no rosto mas também podem surgir em áreas como colo e braços. O quadro tem grande influência da exposição ao calor e ao sol em excesso e pode surgir no período de gestação ou devido ao uso de anticoncepcionais.
As manchas amarronzadas surgem, geralmente, nas bochechas, testa e buço após intensa exposição solar, durante a gestação ou uso prolongado de pílula anticoncepcional. Outro fator que influencia o surgimento e agravamento dessas marcas é a exposição ao calor com mormaço. É comum os pacientes se queixarem que, apesar de terem utilizado filtro solar e chapéu durante o verão, observaram piora no problema. Em geral, isso ocorre pelo aquecimento da pele após exposição à altas temperaturas.
Não existe cura para o melasma, porém há diversas opções de controle. Os cuidados se iniciam em casa, com aplicação de cremes à base de ácidos, peelings clareadores, lasers e indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA).
Apesar das tendências que estimulam o surgimento do melasma na pele, é possível prevenir:
- Use filtro solar todos os dias e lembre da reaplicação;
- Evite a exposição excessiva ao sol e ao calor;
- Resfrie a pele sempre que necessário: a aplicação da água termal é uma ótima alternativa;
- Utilize proteções físicas, como chapéu e guarda-sol;
- Aposte em comprimidos antioxidantes, à base de polypodium leucotomos ou picnogenol, regularmente. Elas ajudam a prevenir os efeitos danosos de radicais livres sobre as células da pele.
Converse com o seu médico dermatologista para que ele possa indicar os melhores tipo de produtos para a sua pele e, ainda, o tratamento ideal para o seu caso!
Comments